terça-feira, 11 de agosto de 2015

Base Nacional Comum em Foco

Conselho Municipal de Educação - CME/SL e UNISINOS - Licenciaturas promovem CICLO DE PALESTRAS com o objetivo de instigar a reflexão a respeito da Base Nacional Comum da Educação Básica.

As atividades estão abertas a participação de Estudantes e Professores da Unisinos, Conselheiros e Conselheiras do CME/SL, CMEs que compõem a Regional AMVRS/AMPARA da UNCME-RS, Profissionais da Educação de São Leopoldo e demais interessados.

Segue a programação:

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Plano Municipal de Educação - Lei n° 8.291/2015

Acesse o link e leia na íntegra os documentos referentes ao Plano Municipal de Educação de São Leopoldo - PME/SL (Lei n° 8.291/2015, Metas e Estratégias, Diagnóstico, Moção do CEPROL-Sindicato e Parecer do CME/SL): Plano Municipal de Educação de São Leopoldo

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ano Letivo de 2015

O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo – CME/SL, por meio da Mesa Diretora, compareceu na data de hoje, a convite da Secretaria Municipal de Educação – SMED, para reunião com a finalidade de ouvir as primeiras tratativas sobre o cumprimento do ano letivo de 2015 de acordo com a legislação vigente. A proposta apresentada pela SMED, veiculada na mídia hoje ao meio dia, não confere com o encaminhamento realizado nesta reunião. Muitas foram as discussões e as ponderações, mas nenhuma decisão foi tomada.



Cabe destacar que esta não foi a primeira reunião do CME/SL sobre o tema. Em 09 de julho do corrente ano aconteceu uma agenda com a Mesa Diretora e o Comando de Greve dos professores e das professoras da Rede Municipal de Ensino, a pedido deste. Neste encontro o Comando relatou os movimentos realizados e a sua preocupação em relação aos dias letivos a serem cumpridos.



Nessas duas reuniões em que a Mesa Diretora participou nenhuma deliberação foi encaminhada. A primeira Plenária após estas duas reuniões ocorrerá amanhã, momento em que os conselheiros e as conselheiras debaterão o assunto.



O Colegiado tem a preocupação com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças, jovens e adultos de nossa cidade!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Içami Tiba: psiquiatra e educador deixa importante legado aos pais e aos educadores

Foto: Divulgação/Integrare Editora


"As crianças precisam ser protegidas e cobradas de acordo com suas necessidades e capacidades, protegidas nas situações das quais não conseguem se defender, e cobradas naquilo que estão aptas a fazer."                                                                         
Içami Tiba

Dia 02 de agosto de 2015 faleceu o psiquiatra, educador e escritor Içami Tiba, que deixou importante legado para a Educação familiar e escolar.
Para saber mais acesse: Içami Tiba