sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Base Nacional Comum em Foco: Ensino Médio




Dia 09 de novembro ocorreu o terceiro encontro do Ciclo de Palestras Base Nacional Comum em Foco, nesta noite a temática foi o Ensino Médio. A mesa foi composta pela Conselheira e Coordenado da UCME-RS eleita, professora Fabiane Bitelo, pela Gerente dos cursos de licenciatura da UNISINOS, professora Laura Dalla Zen, pela supervisora do setor Pedagógico da 2ª CRE, professora Andreia Prestes e pelo palestrante, professor Marcos Villela Pereira, também diretor da Faculdade de Educação da PUC-RS. Ele iniciou sua fala ao realizar um breve histórico da educação e da constituição da escola e falou do que é importante em cada fase do desenvolvimento dos estudantes. Além disso, reforçou que é importante ouvir o que os estudantes tem a dizer sobre a escola e sobre o processo de aprendizagem. Nesse sentido, a escola precisa acolher e ponderar sobre as proposições, com a comunidade escolar, para realizar o que for viável e dentro da legalidade. 

Sobre a Base Nacional Comum o professor expôs que o processo de construção do Documento está sendo democrático, uma vez que há possibilidade de toda a sociedade participar, realizando suas contribuições. Também foi apresentado um histórico da construção do Documento Preliminar realizada pelos consultores do MEC e que após a compilação de todas as proposições o mesmo será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação para conclusão do processo.

Durante sua fala, o professor Marcos, ressaltou a importância de pensar num currículo e numa escola diferente, ou seja, atrativa e contemporânea, para que os estudantes sintam-se desafiados e pertencentes ao processo de aprendizagem.


Finalizou a palestra convidando a todos para que participem com suas contribuições no link: www.basenacionalcomum.mec.gov.br.


Lembramos que no dia 16 de novembro de 2015, ocorrerá na UNISINOS, no Auditório Central, às 19h, a última Palestra sobre a Base Nacional Comum e o foco será Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário