sexta-feira, 4 de setembro de 2015

II Congresso Estadual de Educação Infantil de Canoas: “Educação Infantil: lugar de todas as infâncias”



Na sexta-feira, 28/08/15, representantes do CME/SL participaram deste evento na cidade de Canoas, em que além de participar de audição de relatos de teses, estudos e vivências dos profissionais da região, também acompanhamos a finalização da construção das Diretrizes Municipais para a Educação Infantil da cidade.

Pela manhã, conhecemos uma das Escolas com modelo do Programa Federal Pró-Infância, a EMEI Jornalista Marione Machado Leite, e apreciamos os seguintes relatos: 

-Desvelando as interações sob a perspectiva do desenvolvimento infantil – um Indicador de Qualidade na Educação;

-Uma experiência utilizando o Design Shinking em uma gestão democrática;

-Pibid – uma experiência de docência na Educação Infantil;

-(Des)caminhos da orientação escolar na Educação Infantil;

-Educação parental inserida em contextos educativos públicos.

Já à tarde, no auditório da ULBRA, o Congresso seguiu com a apresentação e votação das Diretrizes, que foram amplamente discutidas pelos diversos profissionais das Escolas, de forma coletiva, em suas reuniões pedagógicas. Este processo faz parte da reformulação das Diretrizes Municipais da Educação Infantil de Canoas, pois a primeira se deu no ano de 2008. Foram votadas aproximadamente 62 diretrizes voltadas aos conhecimentos, conceitos, vivências, temáticas de estudos, enfim, estabelecendo um caminho, uma diretriz a ser seguida no município. Cada nível/faixa etária estava contemplada em cada diretriz, de forma que gradativamente busca-se introduzir (I), trabalhar (T) e consolidar (C) o trabalho em torno destas.

O CME/SL, sempre buscando estudar e conhecer as realidades vizinhas, avalia que participações como esta contribuem para o crescimento e qualificação do Colegiado e da Assessoria Técnica.

Caroline Kempfer Bianchini
Assessora Técnica
Fabiane Bitello
Conselheira de Educação
Magda Adriana Kirsch Weiand
Vice-Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário