terça-feira, 25 de novembro de 2014

X Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil em comemoração aos 15 anos de atividades.

No Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, em 3 de novembro de 2014, as Conselheiras Caroline Kempfer Bianchini, Rosane da Silva Santos e a Presidenta do CME/SL Fabiane Bitello, participaram do evento estadual que abordou as políticas públicas para a Educação Infantil, promovido pelo Fórum Gaúcho de Educação Infantil - FGEI. A mesa de abertura contou com representantes do TCE-RS, UNCME-RS, FAMURS, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, CEED-RS, Secretaria de Educação de Porto Alegre, Promotoria da Justiça e UFRGS. Sendo que a UNCME-RS foi representada por nossa Presidenta, que compõe o Colegiado como 3º Vice-Coordenadora.

Garantia de acesso e permanência à Educação, qualidade e financiamento foram palavras chaves na abertura do encontro. Destacamos ainda alguns tópicos que foram abordados e que são fundamentais no atendimento da Educação Infantil:
- Espaços qualificados, profissionais bem remunerados, educar, cuidar, lugar com brincadeira, ouvir as crianças na construção dos Projetos Políticos-pedagógicos.
- Atingir as metas no PNE 2014-2024 é algo necessário, mas também é importante observar a oferta integral, onde ficarão os alunos no turno oposto.
- Em 1999 iniciou o movimento do FGEI, mas já em 1996 o grupo de estudos - GEIN, iniciou seus trabalhos e pesquisas na UFRGS.
- Educação Infantil é um “direito da criança.”
- Anualmente o dia 12 de outubro é o “Dia Estadual de luta pela Educação Infantil”.
O grupo Colegiado do FGEI preparou um “Varal de memórias dos 15 anos do FGEI”, com fotografias históricas e a leitura do poema de Manoel de Barros – “Memórias Inventadas - as infâncias de Manuel de Barros”. Citaram todos os fóruns regionais, inclusive o FORPEI/SL, movimento de nossa cidade. Na sequência do evento ocorreram os seguintes painéis:
Painel: Bandeiras e lutas da Educação Infantil nos últimos 15 anos: que cenários estão postos para consolidar nossas conquistas?
Os painelistas Euclides Redin (Unisinos), Jane Felipe (Gein/UFRGS), Maria da Graça Horn (Consultora do MEC), Simone Albuquerque (Gein/UFRGS – FGEI), trataram, respectivamente, sobre:
- A cidade ideal e pensada para as crianças, em que fizemos reflexões após o Vídeo “La cidad al alcance dos ninõs” e de trecho do livro “Quando as crianças dizem: Agora chega!”, (Tonucci – Artes Médicas)
- Trajetória da Educação Infantil, iniciando com características de uma casa, Escola, Hospital, enfim, sempre na busca de uma identidade. As ações da COEDI/MEC são diversa nesta busca e muitas legislações existem, o destaque no painel foi o Pró-infância, em que as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNEI, são consideradas a risca e o brincar e interagir são pensados na execução dos espaços.
- Em 2009 uma pesquisa da UFRGS com MEC resultou nas normativas norteadoras da atualidade para a Educação Infantil, são o Parecer CNE/CEB nº 20 e a Resolução CNE/CEB nº 5, em que um dos focos traz que o currículo emerge com as crianças e para as crianças.
- Direito das crianças e direito das mulheres.
- Etapa creche de 0 a 3 anos, movimento “fraldas pintadas” divisor de águas que incluiu a Educação Infantil no FUNDEB.
- Oferta de vagas escassas, e mesmo com o FUNDEB não há vagas para todos em escolas públicas. 90,5% dos municípios gaúchos não cumpriram o PNE 2001-2010.
Painel: A Educação Infantil nos Planos de Educação e as políticas públicas no RS: PNE, PEE, PME.
No painel da tarde o Tribunal de Contas do Estado - TCE/RS expôs que apresentará até o final de novembro do corrente ano a radiografia da Educação Infantil no RS, município por município. Anunciou ainda que a próxima pesquisa TCE/RS estará relacionado aos Conselho Municipais de Educação – CME do Estado e ao Piso Salarial Nacional e o seu cumprimento.
O painelista Juca Gil, professor da UFRGS, falou sobre o Financiamento da Educação Infantil. Apresentou uma planilha de Simulação de custos para se manter um estabelecimento de ensino, com profissionais remunerados com o Piso Nacional e trouxe a defesa desta valorização (planilha “Zeca Tonho” custo marcelina). O Piso Salarial atual é de R$ 1697,00.
Fez ainda um comparativo entre o Plano Nacional de Educação - PNE, regido pela Lei Nacional nº 10.172/2011, em que na meta 1 – 50% dos alunos até 3 anos deveriam ser atendidos, e 80% dos 4 aos 6 anos. Já o atual PNE, Lei nº 13.005/2014 – mantém os 50% até 3 anos, e traz de novidade a universalização do atendimento dos 4 aos 6 anos
A Emenda Constitucional nº 59 já impõe o atendimento dos 4 anos aos 6 anos.

Texto: Caroline Kempfer Bianchini
Fotos: Rosane da Silva Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário