sexta-feira, 17 de outubro de 2014

XII Fórum Permanente: Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática – Plano Nacional de Educação (2014-2024), pesquisa e implicações na Gestão da Educação



A construção do Plano Municipal de Educação de São Leopoldo – PME/SL está sendo organizado pelo Fórum Municipal de Educação e ações paralelas estão ocorrendo organizadas pelos segmentos. O Conselho Municipal de Educação está estudando o Plano Nacional de Educação – PNE para poder fazer as devidas proposições. A UNISINOS juntamente com a Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 08 e 09 de outubro o XII Fórum Permanente: Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática – Plano Nacional de Educação (2014-2024), pesquisa e implicações na Gestão da Educação.

Durante os dois dias os painéis e discussões tiveram a participação de representante do MEC, Observatório do PNE, do Programa Todos Pela Educação, UNISINOS, UNIOESTE, URI, UNESP, UPF, Secretário Municipal de Educação de São Leopoldo-RS e representantes das Secretarias Municipais de Educação de Passo Fundo-RS e Marília-SP.

Os painelistas expuseram um breve histórico da Educação para embasar as atuais discussões. Alguns pontos de temas da atualidade foram destacados:
- Educação é um serviço e o professor é um profissional;
- Gestores devem fomentar o Projeto Político-pedagógico;
- Formação continuada é para todo o quadro funcional da Educação;
- IDEB deve ser analisado como um indicador;
- Qualidade não depende apenas de um sujeito, pois é o resultado de um conjunto de fatores;
- O professor deve se aliar as tecnologias trazidas pelos estudantes e não competir com elas;
- O professor precisa preparar as aulas para que os estudantes possam pensar, agir e reagir;
- O PNE 2014-2024 tem metas que deveriam ter sido realizadas no século passado. As metas ainda estão tentando resgatar o que não foi contemplado;
- Para construir o PME, primeiramente é necessário ter o diagnóstico do município, elencar as prioridades prevendo verbas e responsáveis e questionar para que e para quem é a Educação.


A atividade desenvolvida nestes dias possibilita a reflexão sobre nosso dia a dia e contribui para a construção de um PME exequível que garanta a qualidade que sempre buscamos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário