quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CME/SL presente no IV Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos – Territórios e Políticas Públicas




O IV Seminário ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro na UNISINOS. O evento foi aberto ao público em geral e teve como finalidade publicizar os indicadores sobre diversos temas, um deles a educação, apresentados por vários Observatórios da região Sul e do Rio de Janeiro.

No primeiro dia houve: Roda de Conversa dos Observatórios Sociais: territórios e políticas públicas, Lançamento do Dicionário para a formação de Gestão Social e Conferência de Abertura – Observatórios, territórios e políticas públicas no contexto atual.

No dia 30 ocorreram: Mesa-redonda – Impactos e contribuições dos Observatórios nos diferentes contextos, Apresentação de Trabalhos – Orais e Pôsteres, e Painel - Desafios e estratégias dos Observatórios junto aos territórios.


Os Observatórios pesquisam, sistematizam e analisam os dados que formam os indicadores sociais, culturais, econômicos, educacionais, entre outros. A publicização promove o debate sobre a realidade apresentada com vistas à implementação, à qualificação e ao controle social das políticas públicas. Dessa maneira, os debates do Seminário destacaram que o trabalho dos Observatórios fornece subsídios para a criação e análise de políticas públicas e que os gestores podem se utilizar deste instrumento para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário