segunda-feira, 8 de setembro de 2014

08 de Setembro - Dia Mundial da Alfabetização


Dia 08 de setembro é o Dia Mundial da Alfabetização, o processo que desenvolve nossas habilidades de leitura e nos torna capazes de identificar e decifrar os códigos escritos.



 
Há, no mundo, cerca de 880 milhões de adultos que não sabem ler e nem escrever. O desenvolvimento econômico, o progresso social e a liberdade dos seres humanos dependem do estabelecimento de um nível básico de alfabetização em todos os países do mundo.

Fala-se em alfabetização básica, quando uma pessoa sabe ler, escrever e conhece as principais regras de cálculo. Segundo a UNESCO, uma pessoa é analfabeta quando não consegue ler ou escrever uma pequena frase sobre sua vida. No entanto, aos números mencionados acima, podemos adicionar as centenas de milhões de “analfabetos funcionais”, pessoas que sabem ler e escrever uma frase simples, mas não vão muito além disso. Por exemplo, não sabem preencher um formulário, interpretar um artigo de jornal ou usar os números na dia-a-dia.

Talvez a definição mais correta de alfabetização seja do pedagogo brasileiro Paulo Freire:

“A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento”.
 
 
 
 
 
São Leopoldo, assim como diversas outras cidades do Brasil, aderiram a Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Os(as) professores(as) que lecionam no anos do Bloco Pedagógico realizam formação sobre a alfabetização como um todo, não apenas para ensinar a ler e a escrever. Este ano o tema é Alfabetização Matemática e ano passado foi sobre Linguagem. A formação visa qualificar o processo de ensino e aprendizagem de modo que os(as) estudantes sejam considerados(as) plenamente alfabetizados(as) ao final do 3º ao do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário