terça-feira, 8 de julho de 2014

Lançamento do MOOC da Unisinos para o Projeto Jornal na Sala de Aula

     
   A palestra "O papel do gestor escolar na formação continuada dos professores", ministrada pela Profª Drª Beatriz T. Daudt Fischer, no dia 2 de julho passado, deu início ao MOOC (Massive Open Online Course), do projeto Jornal na Sala de Aula. O projeto é uma iniciativa do Grupo Sinos e a Unisinos que será a primeira universidade a viabilizar a capacitação dos professores através de um curso online, que ocorrerá em outubro de 2014 a 1ª edição e outubro de 2015 a 2ª edição, totalizando 80 horas. Os interessados em cursar e receber a certificação do curso, que é totalmente EAD, precisam realizar um projeto para sua conclusão.

   O objetivo do evento foi divulgar a importância desse novo espaço educativo (MOOC) e foi destinado aos professores e gestores escolares do Vale dos Sinos. Para obter informações sobre o Projeto Jornal na Sala de Aula, acesse jornalnasaladeaula.com.br e para ter informações do MOOC acesse www.unisinos.br/blogs/pedagogia ou www.open.unisinos.br

   Através de muitos questionamentos e reflexões, como "qual o papel do/a gestor/a na formação continuada? Quem educa os professores? Quem quer ser educado? Quem se importa com os professores? Quem se importa com os getores (equipes diretivas)? Formação inicial ou formação continuada?", a Profª Beatriz instigou os presentes a buscarem respostas em suas próprias práticas escolares. Citou Paulo Freire dizendo que "Ninguém educa ninguém; ningué educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". E com isso quis dizer que a formação continuada ocorre a cada dia, a cada prática, nas reflexões diárias. Os professores precisam de posicionamento, fundamentação e argumentos para basear o trabalho, assim como os gestores deveriam propor reuniões em que os professores possam relatar suas práticas, desta forma estariam teorizando a mesma. Ao gestor cabe questionar os professores sobre a prática, propor que dialóguem sobre o que ensinam e aprendem. As experiências de vida e o ambiente são ingredientes chave para a formação do professor, nas palavras da palestrante. A condução do grupo, o debate e o resgate do que há de positivo nele, bem como refletir sobre as ações são o papel do gestor, usando o que há de bom na escola e não se apegando aos problemas.

    O CME/SL participou deste encontro e para aqueles que não puderam comparecer, é possível assistir a palestra por meio do link Palestra com Profª Drª Beatriz D. Fischer

Nenhum comentário:

Postar um comentário