quinta-feira, 31 de julho de 2014

CME/SL em São Gabriel: formação para a rede municipal

O CME/SL mais uma vez se fez presente na cidade de São Gabriel, sendo que desta vez dialogou diretamente com toda a rede pública municipal, representada pelos professores e professoras da Educação Básica. O tema central do debate esteve focado no papel do CME dentro da instituição do Sistema Municipal de Ensino – SME, sendo que São Gabriel está a um ano discutindo e já elaborou Projeto de Lei que trata do tema.



A Presidenta do CME/SL, professora Fabiane Bitello, procurou trazer ao conhecimento e debate da rede municipal gabrielense todos os aspectos positivos que a instituição de um Sistema Municipal possibilita, bem como apontou que o foco principal de melhoria será visto diretamente na ponta do SME, as escolas.

Além do SME, Fabiane também se preocupou em apontar a necessidade de construção do Plano Municipal de Educação - PME, com base no novo Plano Nacional de Educação sancionado através da Lei Federal nº 13.005/2014. Este Plano Municipal tem o diferencial pois se trata de metas e estratégias para todo o território gabrielense, campo e cidade, rede pública e privada, entre tantas outras particularidades. Com isso, vê a necessidade de uma maior apropriação dos termos do PNE, para sim construir um PME plausível e que realmente possa implementado.

O encontro com a rede foi muito positivo, sendo a representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Patrícia Biscaglia Pozzatti, apontou que “A rede precisa de constantes períodos de formação e que estes possibilitam uma oxigenação de ideias e novos movimentos acabam por se realizar.”. Já o Presidente do CME/São Gabriel, professor Jorge Vanderlei Carvalho Silva, coloca que “Os professores precisam apropriar-se do tema Sistema Municipal de Ensino para auxiliar que o mesmo seja instituído o mais breve possível, dando assim maior agilidade e qualidade para a Educação de São Gabriel.”.

Fabiane Bitello
Presidenta CME/SL
3ª Vice-Coordenadora da UNCME-RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário