sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Reunião do Ministério Público e outras entidades sobre Prevenção de Sinistros: Incêndios



No dia 27 de agosto, o Ministério Público, por meio da Promotoria da Defesa Comunitária, o Conselho de Municipal de Educação - CME/SL, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA realizaram uma reunião para esclarecimentos às escolas privadas do município sobre prevenção de sinistros, mais especificamente sobre a prevenção de incêndios.
 
O promotor Dr. Ricardo Schinestsck Rodrigues da Promotoria da Defesa Comunitária iniciou a reunião dizendo que esta temática está sendo desenvolvida com vários segmentos da sociedade de São Leopoldo, mas que esta preocupação em nossa cidade já é anterior a tragédia de Santa Maria. O segmento Escolas da Rede Privada foi pensado durante a realização da Caravana UNCME-RS AMVRS/AMPARA promovida pelo Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo para Conselheiros de várias cidades do RS. Durante a sua fala, o Promotor fez alguns destaques:
 
  • Com a tragédia de Santa Maria a análise do Plano de Prevenção contra Incêndios – PPCI ficou mais rigoroso e será exigido antes da emissão do Alvará de Funcionamento para os novos estabelecimentos, para os já existentes esta análise será na renovação do PPCI conforme validade do alvará de cada estabelecimento;
  • O PPCI é importante para a devida adequação dos espaço e não somente para eximir o proprietário/responsável caso haja algum sinistro;
  • Os Critérios analisados no PPCI são para evitar tragédias e a propagação de incêndios; 
  • As escolas precisam ter pessoas treinadas para realizar o primeiro combate ao incêndio, saber como utilizar um extintor, por exemplo, e realizar a evacuação do prédio caso seja necessário. Só assim as tragédias serão evitadas, com treinamento e calma ao realizar todos os procedimentos recomendados pelos órgãos competentes; 
  • O treinamento para primeiro combate e evacuação de prédio é realizado pelo Corpo de Bombeiros e cada escola pode entrar em contato para solicitar, mas que é necessário protocolar o pedido; 
  • O Banrisul tem uma linha de crédito para que as instituições possam fazer as adequações do PPCI; 
  • Antes de fazer reformas e ampliações o recomendado é que cada instituição busque informações ou mesmo a prestação de serviços de um arquiteto e/ou engenheiro para que gastos desnecessários sem evitados e reformas sejam realizadas de forma adequada; 
  • Antes de contratar uma empresa para fazer o PPCI o indicado é que se realize uma consulta junto ao CREA para verificar a credibilidade da empresa que prestará o serviço. Dados do CREA – Fone: 3592-6532, Endereço Av. João Corrêa, 1111 7º andar Centro – SL.
 
 Após o Capitão do Corpo de Bombeiros, Sr. Alexandre Sório Nunes, explanou que:
 
  • Com o passar do tempo as exigências nas análises dos PPCI's e nas perícias pós sinistros ficaram mais criteriosas; 
  • O marco para a prevenção de incêndio foi a tragédia no Edifício Joelma em São Paulo, que após laudo técnico foi percebido que se houve pessoas com treinamentos o incêndio teria sido evitado. Agora a tragédia de Santa Maria é o referencial para todo o país na questão de prevenção; 
  • De forma explicativa o Capitão informou que o Corpo de Bombeiros quando vai a primeira vez na escola para realizar as verificações, caso haja adequação, uma advertência é realizada e a entidade tem 30 dias para sanar ou solicitar mais prazo. Caso as questões não se resolvam são emitidas multas, até 3 vezes, ainda persistindo o problema o caso é encaminhado para o Ministério Público ou o prédio é interditado até que todas as adequações sejam realizadas; 
  • Os proprietários/responsáveis podem encaminhar toda a documentação solicitando o Alvará do PPCI sem que uma empresa especializada seja contratada, mas é preciso que todos os documentos estejam em mãos, na dúvida consultar o Corpo de Bombeiros; 
  • Para cada alteração de espaço e/ou ampliação do prédio é necessário solicitar nova vistoria ao Corpo de Bombeiros para atualização do PPCI, mesmo que o alvará esteja válido; 
  • A prevenção continua sendo o ponto mais importante para salvar vidas. As estatísticas mostram que o número de ocorrências vem diminuído, considera-se que isso é fruto do trabalho de prevenção; 
  • A vida é a coisa mais importante, maior que qualquer bem material. O Capitão Sório relatou um incêndio ocorrido numa residência em São Leopoldo onde duas crianças morreram e como foi difícil informar a fatalidade à família. Então imagina numa escola onde há muitas crianças, a atenção precisa ser redobrada.
 
Na sequência o Comandante da Guarda Civil Municipal realizou suas ponderações sobre o tema e reforçou que a prevenção, de qualquer sinistro ou outra questão é o melhor caminho para salvar vidas. Além disso, enfatizou que as escolas precisam trabalhar com a prevenção em todos os campos, citou o exemplo da prevenção às Drogas, que o custo é muito menor para todos se for trabalhado a prevenção e mais oneroso quando necessário uma internação para a recuperação do individuo e de todos envolvidos na situação.
 
Para finalizar o Promotor Ricardo agradeceu as presenças e reforçou que esta reunião serviu como um alerta para as escolas, para que tenham ações preventivas e saibam onde procurar informações e auxílio para as questões de PPCI.
 
 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA



ASSOCIAÇAO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS
Fundada em 07 de Agosto de 1961
 - SEDE PRÓPRIA -

 Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 264 – Esq. Av. João Corrêa
 CEP 93020-080 São Leopoldo/RS
 Fone: 3592.1401 – Fax: 3592.3436 - E-mail: apaeslee@gmail.com

 
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/SL – é uma Instituição filantrópica que atende 220 pessoas com deficiência nas áreas clínica e educacional.
 
Viemos por meio deste, convidar este Conselho, as escolas do Sistema Municipal de Ensino de São Leopoldo e toda a comunidade em geral para participar da programação da SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA nos dias:

21/08/2013- INCLUIR E EDUCAR às 9h.
22/08/2013- AUTISMO / MANEJOS E INCLUSÃO - Manhã: 9h
                                                                                   Tarde: 14h
As palestras vão acontecer no Salão Cultural da APAE – SL.
 
Desde já agradecemos a sua presença.


Maria Helena Sebben Kramer
Diretora / APAE – SL


Desafiando os limites, diminuindo as diferenças.”

Registro Civil nº 392 em 14.09.1961 0 Livro A4 Fl.73Utilidade Pública Municipal em 31.08.1964 – Decreto n.º 435
 Utilidade Pública Estadual em 09.11.70 – Decreto n.º 20.657
 Utilidade Pública Federal em 21.05.1970 – Decreto n.º 66.611
 Registro do Conselho Nac. no Serviço Social Certif. Conf. Processo 209119-70 de 08.05.70 – Resolução 205 de 06.08.99
 Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda n.º 96.743.893]0001-34
 Inscrição no Instituto Nacional de Previdência Social 19.188.0006]01
 Registro na Secretaria do trabalho e Ação Social n.º 100085

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Escola Segura, família feliz

O texto a seguir refere-se aos cuidados com segurança nas casas de famílias em que há bebês. Pensando nas Escolas de Educação Infantil, muitos dos cuidados citados são de grande importância, pois o cuidar e educar andam juntos. Pensar nos espaços para o atendimento das crianças é algo fundamental, devendo ter proposta pedagógica, aconchego, estímulos e também segurança.  Além da estrutura física é fundamental que as Escolas Infantis estejam em dia com seus Alvarás e o quadro de funcionários qualificado.
Boa leitura!
 
Casa segura, família feliz

Como transformar o seu lar em um ambiente livre de riscos para o bebê que começa a descobrir o mundo
Casa segura, família feliz — © Blend Images/SuperStock

Depois do primeiro ano, quando a criança começa a engatinhar, os pais entram em alerta vermelho: qualquer situação pode se tornar um problema com esse novo aventureiro se movendo pela casa.

Mesmo assim, os acidentes ainda são a maior causa de mortes de bebês e crianças, segundo dados do Ministério da Saúde. “Para evitar esse tipo de situação, o ambiente deve ser observado com outros olhos, procurando os possíveis locais em que poderá ocorrer um acidente”, explica Lia Gonsales, coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura.

Segundo ela, esse olhar diferente vai mostrar onde e quando as medidas de segurança devem ser implementadas. As tomadas, por exemplo, devem ser cobertas; toalhas compridas devem ser retiradas das mesas, principalmente quando têm objetos em cima. “O bebê pode tentar se equilibrar e puxar tudo para baixo”, explica.

Até mesmo os banheiros da casa devem ser fechados. Isso porque, até os quatro anos de idade, o bebê ainda está se acostumando com o peso da cabeça. “Se ele cair na privada, por exemplo, não vai conseguir voltar e pode se afogar”, alerta a especialista. O mesmo vale para piscinas, que devem ter o acesso fechado.

Portões especiais devem ser colocados nas escadas, do lado de cima e de baixo. A cozinha também deve ter o acesso restrito, já que ali, com o fogão funcionando a todo vapor, as chances de um acidente aumentam. Experimente também colocar pesos ou protetores de porta específicos, para que elas não se fechem nos dedinhos da criança.

Por fim, nada de deixar remédios ou produtos de limpeza em armários baixos. Coloque qualquer tipo de produto atraente – inclusive maquiagem, perfumes e desodorantes – em prateleiras altas ou em armários fechados com chave.

Nenhuma dessas mudanças, no entanto, altera o principal fator para evitar acidentes: a supervisão constante de um adulto. “A criança não identifica o perigo antes, por isso, cabe ao responsável ficar de olho e evitar o pior”, afirma Lia Gonsales.

Estou grávida de seis meses, posso dir...

http://meubebe.br.msn.com/abaixodeumano/artigos/250981395