terça-feira, 30 de abril de 2013

Cronograma de Palestras da APAE - SL


ENCONTROS 2013


1º) Limites
06/04/2013
Mesa redonda
Público: aberto à comunidade


2º) Síndromes e patologias: síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiência intelectual e autismo
26/04/2013
Das 7:30 às 8:30


3º) Desenvolvimento do indivíduo: 0 aos 4 anos
15/05 pela manhã
EP, Fonoaudiologia, Psicologia e Professora de Educação Infantil


4º) Desenvolvimento do indivíduo: 5 anos a 12 anos
29/05 pela manhã
Pedagógico, Psicologia e Nutricionista


5º) Autonomia
12/06 pela manhã
TO, Mercado de trabalho e Professora Marisa do SENAI


6º) O papel da família no desenvolvimento do indivíduo
26/06 pela manhã
Psicologia, pais e professoras


7º) Plano de tratamento/medicação: sexualidade (desenvolvimento, sinais de violência e/ou abuso)
13/07 sábado
Público: pais da instituição
Dr. Fernando
Para esclarecimentos entrar em contato com a instituição:
Fone: 3592-1401 - 3592-3436

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CME/SL Presente na Reunião da AMVRS em Nova Hartz


No dia 17 de abril de 2013, a Presidenta do CME de São Leopoldo, Fabiane Bitello, juntamente com a 2ª secretária da mesa diretora Rosalina Maria Kafer Pereira e a assessora técnica Maria Izabel M. Beringer , compareceram ao 2º encontro regional da AMVARS do referido ano no município de Nova Hartz. Deu-se início ao encontro com a apresentação da Presidenta do CME da cidade Claudia Melina Reuter e os componentes do mesmo.

A E.M.E.F.Pastor Wartenberg, representada pela turma de 2º ano, fez uma apresentação coreografada com a música "Toda criança é especial" e a E.M.E.I. Ursinhos Carinhosos, representada pela turma do maternal 2B, fez uma apresentação com a música "Amiguinho".
Após as maravilhosas apresentações, foi dada a palavra à Secretária de Educação do município de Nova Hartz Gisele Bernachou que falou sobre a importância dos CMEs para os municípios.

Tomou a palavra o Prefeito de Nova Hartz, Sr. Arlem Tasso que saudou os presentes e elogiou o trabalho dos conselheiros de Nova Hartz que se mostram bastante atuantes na cidade.

O coordenador da AMVARS Vilson Francisco Selch assumiu o encontro informando aos presentes as datas dos próximos encontros da AMVARS.
Os bombeiros, tenente Paulo Veiga e o soldado Costa , falaram sobre a importância de se ter um plano de emergência, treinamento para a saída das crianças e profissionais no caso de um sinistro e lembrou que a documentação das escolas devem estar sempre em dia. Os bombeiros se colocam a disposição para realizarem palestras nas escolas sobre prevenção contra incêndios e primeiros socorros, basta a escola enviar ofício para o comando dos bombeiros pertencentes a sua região.

Que bom podermos relembrar atitudes que devem ser tomadas em caso de sinistro, além da documentação que todo estabelecimento público ou privado deve ter. Muito mais do que mera formalidade isto tudo é para preservarmos nosso bem maior: a vida, nossa e daqueles que estão sob nossa responsabilidade.

A presidenta do CME de São Leopoldo deu continuidade, relatando o encontro da UNCME que ocorreu no dias 11 e 12/04 e lembrou à todos os presentes que nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2013, acontecerá o encontro estadual dos CMEs em Porto Alegre e neste encontro se dará a eleição dos coordenadores das regionais. Falou também sobre a CONAE 2014, relembrando que a etapa municipal deve acontecer até junho de 2013 e sobre o encontro nacional dos CMEs que se dará nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2013.

A presidenta do CME de Nova Hartz Claudia Melina Reuter encerrou o encontro e presentiou os CMEs com o livro "Raízes de Nova Hartz".

Texto da Conselheira Rosalina Maria Käfer Pereira
Trabalhadora de Educação não Docente

sexta-feira, 12 de abril de 2013

CANCELAMENTO da Assembleia de Eleição para Suprir Vacâncias de Representantes Suplentes


COMUNICADO À COMUNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LEOPOLDO:

O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LEOPOLDO – CME/SL cumprimenta cordialmente a cada pessoa desta Comunidade Escolar e vem informar o CANCELAMENTO da Assembleia de processo eleitoral para suprir vacâncias de representantes suplentes da Comunidade Escolar, a saber:
a) dos trabalhadores em educação, docente, do quadro permanente, das escolas públicas municipais da Educação Infantil;
b) dos trabalhadores em educação, docente, do quadro permanente, das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental;
c) do segmento pais de alunos, das escolas públicas municipais.

A Assembleia ocorreria na Câmara de Vereadores no dia 15 de abril do corrente ano às 18h, porém foi deliberado pelo Colegiado em reunião extraordinária, de 12 de abril, que esta será cancelada devido ao recurso de processo impetrado pelo Ceprol Sindicato contra o Conselho Municipal de Educação – CME/SL. Tal processo teve início em fevereiro de 2012 quando o impetrante acionou juridicamente o CME/SL solicitando a anulação do processo eleitoral ocorrido no mesmo mês.

A referida Assembleia foi marcada para suprir as vacâncias dos suplentes ora mencionados, pois a informação que tínhamos era de um parecer favorável da Justiça ao CME/SL que foi emitido em junho de 2012. Porém no dia 10 de abril do corrente ano recebemos a informação que o impetrante apelou e devido a isso o Colegiado em reunião extraordinária delibou o cancelamento até que finalize o processo.

O CME/SL prima pela transparência dos seus atos. Por isso este comunicado e nos colocamos a disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.

A partir disto, afirmamos que continuaremos a trabalhar efetivamente por políticas públicas para a educação de qualidade social que cada educando e trabalhador em educação de São Leopoldo tem direito!


Respeitosamente,

Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo

terça-feira, 9 de abril de 2013

Assembleia de Eleições para Suprir Vacâncias de Representantes Suplentes

O Conselho Municipal de Educação – CME/SL, divulgada entre os membros da comunidade escolar, a Assembleia para eleição de Representantes Suplentes, da Comunidade Escolar do Município de São Leopoldo, a fim de ser membro do Conselho Municipal de Educação/SL, a saber:
a) dos trabalhadores em educação, docente, do quadro permanente, das escolas públicas municipais da Educação Infantil;
b) dos trabalhadores em educação, docente, do quadro permanente, das escolas públicas municipais do Ensino Fundamental;
c) do segmento pais de alunos, das escolas públicas municipais;
d) das entidades de Educação Especial, com sede no Município de São Leopoldo.



A Assembleia ocorrerá na Câmara de Vereadores no dia 15 de abril do corrente ano, sendo a primeira chamada às 18h e a segunda às 18h 30min.

Cumpre-nos destacar e informar aos interessados em serem membros do CME/SL que as reuniões Ordinárias do Colegiado ocorrem na última quarta-feira do mês em vigor a partir das 13h. Além disso, o/a conselheiro/a participará de reuniões da comissão que optar agregar e que compõe o CME/SL, sendo elas: Comissão de Educação Infantil – CEI; Comissão de Ensino Fundamental – CENF; Comissão de Educação Inclusiva – CEINC.
Estamos a disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários!

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC




No dia 2 de abril, na Sede Antiga da Unisinos, foi dado início a caminhada de 300 professoras alfabetizadoras de São Leopoldo nos trabalhos do PNAIC. Neste encontro foram explanados os objetivos do Pacto, sendo um deles a plena alfabetização até os 8 anos de idade, a abrangência se dará em 36 escolas, dividida em 330 turmas de 1º, 2º e 3º anos, turmas correspondentes ao Bloco Pedagógico. Além disso, ocorreu a apresentação das professoras que serão as orientadoras nas formações de aperfeiçoamento para as regentes de turma do Bloco.

O Conselho Municipal de Educação de São Leopoldo - CME/SL se fez presente no evento, na pessoa da professora de 2º ano e Conselheira Caroline Kempfer Bianchini, que, brevemente, falou da importância de ser considerada a infância em suas especificidades, principalmente no ano inicial em que os pequenos ingressam no Ensino Fundamental.

Ao longo de 2 anos de formação serão abordados temas envolvendo linguagem e matemática, que darão subsídio aos alfabetizadores, para qualificarem ainda mais seu trabalho.



Conselheira Caroline Kempfer Bianchini
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Assessora Técnica do CME/SL